Candidato senegalês à presidente da CAF anuncia "programa ambicioso e inovador"
Dakar, Senegal (PANA) - O candidato senegalês à presidência da Confederação de Futebol Africano (CAF), Augustin Senghor, declarou segunda-feira em Dakar ter "um programa ambicioso e inovador" para a instituição.
Em conferência de imprensa, o também presidente da Federação Senegalesa de Futebol (FSF) disse estar "pronto para responder ao apelo de África e do seu futebol."
O advogado Senghor indicou ter entrado neste "corrida" para suceder ao malgaxe Ahmad Ahmad, presidente cessante da CAF, durante as eleições de 12 de março próximo em Rabat (Marrocos). A seu ver, trata-se de "um desafio emocionante e de dimensão continental.".
A sua candidatura, conforme disse, resulta da "insistência" de vários dos seus pares africanos e de jogadores influentes no futebol continental.
A nível local, Augustin Senghor, também presidente da Câmara Municipal de Gorée, ilha de memória situada ao largo da costa de Dakar, disse beneficiar do apoio do Presidente da República do Senegal, Macky Sall, do ministro dos Desportos, Matar Bâ, e do presidência do Comité Nacional Olímpico e Desportivo do Senegal (CNOSS).
Membro do comité executivo da CAF, o candidato senegalês afirmou também ter "a profunda convicção de que "é necessário criar imprimir uma dinâmica positiva, simbolizada por um comité executivo unido, no interesse do futebol africano."
Augustin Senghor é o quinto candidato a declarar-se pronto para as eleições de 12 de março próximo.
O presidente cessante da CAF, o Malgaxe Ahmad Ahmad, desde 2017, o primeiro anunciar a sua candidatura.
Seguiram o Ivoirense Jacques Anouma, ex-presidente da Federação Ivoioriense de Futebo (FIF), o Mauritano Ahmed Yahya, presidente da Federação da República Islâmica da Mauritânia (FRIM), e o Sul-africano Patrice Motsepe, presidente do clube Mamelodi Sundowns, de futebol.
-0- PANA BKN/IS/DIM/DD 17novembro2020