Agência Panafricana de Notícias

Candidato presidencial no Gabão adverte contra riscos de derrapagem

Libreville- Gabão (PANA) -- Paul Mba Abessole, um dos candidatos às eleições presidenciais de 30 de Agosto próximo no Gabão disse recear uma derrapagem no país que pode resultar da inobservância das regras democráticas.
O candidato falava segunda-feira durante uma conferência de imprensa organizada na sede do seu partido, a Mobilização para o Gabão (RPG), alguns dias depois de um outro candidato, o líder da União Gabonesa para a Democracia e Desenvolvimento (UGDD), Zacharie Myboto, ter exigido a demissão dos ministros candidatos a estas eleições.
Mba Abessole declarou-se muito "embaraçado" pela composição do novo Governo, indicando que "a lógica e o bom senso mandam que todos os candidatos às eleições se demitam do Governo (.
.
.
)".
O líder da RPG sublinha além disso que "os Gaboneses não vêem que contributo os ministros candidatos podem dar actualmente ao Governo, fora da confusão e dos riscos de derrapagem".
Paul Mba Abessole, candidato derrotado nas eleições presidenciais de 1993, face ao falecido Presidente, Omar Bongo Ondimba, integrou a maioria presidencial e beneficiou dum posto ministerial, perdendo assim a confiança duma parte dos seus eleitores.
Na sequência da morte em Junho último do Presidente Omar Bongo Ondimba, os Gaboneses terão de eleger a 30 de Agosto de 2009 o seu novo Presidente, entre 30 candidatos dos quais o filho do falecido Presidente, Ali Ben Bongo, actual ministro da Defesa Nacional.