Agência Panafricana de Notícias

Candidato presidencial do MPLA advoga simplificação de vistos de entrada

Lubango, Angola (PANA) - O candidato presidencial João Lourenço, do partido no poder em Angola, defendeu a necessidade da simplificação do sistema de vistos de entrada no país acompanhada de um maior controlo de estrangeiros ilegais.

No entender do candidato do MPLA às eleições gerais de agosto próximo, é importante simplificar o sistema de vistos "para que entrem (no país) os legais e se consiga, de forma mais célere e fácil, o visto de que necessitam para visitar o país".

João Lourenço, que é ministro da Defesa e vice-presidente do MPLA (Movimento Popular de Libertação de Angola), falava num ato de massas que marcou, no fim de semana, o lançamento da sua pré-campanha eleitoral na cidade do Lubango, capital provincial da Huíla, no centro-sul do país.

"Se não temos capacidade de controlar os visitantes, temos de nos organizar e ter uma política de migração diferente da que temos hoje, tornando mais fácil e simplificado o processo de concessão de vistos, pois é melhor conceder 10 mil vistos do que apenas mil", reforçou.

Ao conceder vistos, prosseguiu, as autoridades saberão quem são as pessoas que visitam o país e terão maior controlo, o que exige organização.

A abertura das mentes e do país ao mundo, para promover o turismo através duma maior flexibilização da política de vistos foi assim uma das principais recomendações deixadas por João Lourenço, para quem "é melhor a visita que entra pela porta de frente do que aquela que entra pela janela".

Advogando igualmente um controlo cerrado aos imigrantes ilegais, principalmente aqueles que entram pelas fronteiras terrestres (as mais vulneráveis), Lourenço exortou as massas que, para que este desiderato se materialize, "é preciso que o MPLA vença as eleições gerais".

"Temos de ganhar as eleições e para tal é preciso que os militantes do MPLA tenham o visto que os autoriza a votar, como o cartão de registo eleitoral. Queremos que no dia 31 de março, quando o Ministério da Administração do Território encerrar o Processo de Registo Eleitoral, todos os militantes do partido estejam cadastrados para garantir a nossa vitória", concluiu.

-0- PANA IZ 20fev2017