Candidato do partido no poder vence presidenciais no Burundi
Bujumbura, Burundi (PANA) - O candidato do Conselho Nacional para a Defesa da Democracia/Forças de Defesa da Democracia (CNDD-FDD, partido no poder), Evariste Ndayishimiye, venceu as eleições presidenciais de 20 de maio corrente no Burundi, com 68,72 por cento dos sufrágios expressos, anunciou segunda-feira a Comissão Eleitoral Nacional Independente (CENI).
De acordo com os resultados “provisórios” das presidenciais de 20 de maio corrente, Evariste Ndayishimiye, derrotou o candidato do Congresso Nacional para Liberdade (CNL, principal partido da oposilão), Agathon Rwasa, que obteve 24,19 por cento, de acordo com a CENI.
Estas percentagens representam respetivamente três milhões 82 mil e 210 votos expressos a favor do CNDD-FDD e um milhão 84 mil 478 para o CNL.
A taxa global de participação destas eleições estima-se em 87,71 por cento, ou seja quatro milhões 484 mil 928 votantes, dos cinco milhões 113 mil 418 inscritos, segundo a mesma fonte.
É o candidato da Unidade para o Progresso Nacional (UPRONA, ex-partido único), Gaston Sindimwo, que ocupou a terceira posição com 1,64 por cento, ou seja 73 mil 353 votos expressos.
Os resultados dos cinco outros candidatos a este escrutínio situam-se geralmente abaixo de um por cento dos sufrágios expressos.
Um resultado de menos de dois por cento não dá direito ao reembolso da caução financiado de 30 milhões de francos burundeses (cerca de 15 mil dólares americanos), como direiro à participação na competição.
O futuro Presidente da República do Burundi, para os sete próximos anos, vai prestar juramento oficialmente a 26 de agosto próximo.
O Presidente cessante, Pierre Nkurunziza, somou três mandatos sucessivos desde 2005.
O seu último mandato de 2015 desencadeou uma grave crise política e um isolamento na cena diplomática internacional.
-0- PANA FB/IS/MAR/DD 25maio2020