Candidato derrotado nas presidenciais felicita rival reeleito no Burkina Faso
Ouagadougou, Burkina Faso (PANA) - O candidato derrotado nas eleições presidenciais de 22 de novembro último no Burkina Faso, Eddie Komboïgo, felicitou terça-feira última, o seu rival, Roch Marc Christian Kaboré por ter sido reeleito para um segundo mandato com 57,74 por cento dos votos, na primeira volta, soube a PANA de fonte oficial.
"Recebi terça-feira de manhã as felicitações do candidato do Congresso para a Democracia e Progresso (CDP), Eddie Komboïgo, que ficou em segundo lugar nas eleições presidenciais de 22 de Novembro. Saúdo este gesto republicano", escreveu Kaboré na sua conta twitter.
Por sua vez, Komboïgo declarou *a imprensa que "viemos cumprimentá-lo e convidá-lo a ser o Presidente de todos os Burkinabes, sem distinção de etnia, religião ou profissão. Viemos também pedir-lhe que respeite os seus compromissos de campanha, nomeadamente a reconciliação nacional, a recuperação económica e, acima de tudo, o regresso da paz ao país.
"Garantimos-lhe a nossa disponibilidade para trabalharmos ao seu lado sempre que se tratar do interesse superior da nação e dos Burkinabes", acrescentou.
O partido político de Eddie Komboïgo, o Congresso para a Democracia e Progresso (CDP), fundado pelo ex-Presidente burkinabe, Blaise Compaoré, também ficou em segundo lugar nas eleições legislativas com 20 deputados.
Torna-se assim no líder da oposição para os próximos cinco anos.
Quanto ao Presidente Kaboré, será empossado segunda-feira próxima, 28 de dezembro para um segundo mandato de cinco anos à frente do Burkina Faso.
-0- PANA TNDD/IS/SOC/ DIM/DD 23dezembro2020