Candidato de regime no poder anuncia sua vitória em presidenciais na Mauritânia
Nouakchott, Mauritânia (PANA) – Mohamed Cheikh Ahmed Mohamed Ghazouani, candidato do regime no poder às eleições presidenciais de 22 de junho de 2019 na Mauritânia, proclamou a sua vitória domingo de manhã, em Nouakchott, constatou a PANA no local.
O general na reforma cantou a vitória num discurso pronunciado domingo no Centro Internacional de Conferências de Nouakchott (CICN), em Nouakchot, enquanto os resultados oficiais da votação de sábado eram esperados no próximo fim da semana.
O candidato Ghazouani já chefe do Estado-Maior General das Forças Armadas mauritanas e ministro da Defesa.
O candidato da maioria presidencial cessante fez esta declaração na presença do Presidente cessante da República, Mohamed ould Abdel Aziz, considerado como o seu principal apoiante.
Após a contagem de quase 90 por cento das assembleias de voto, o candidato Ghazouani, que se autoproclamou vencedor do escrutínio, totaliza quase 51 por cento dos sufrágios expressos, segundo uma fonte próxima da Comissão Eleitoral Nacional Independente (CENI).
Esta instituição, integrada por representantes dos partidos políticos que decidiram todos apoiar a candidatura de Mohamed Cheikh Ahmed Mohamed Ghazouani, é contestada por quatro candidatos percententes à oposição, que denunciaram “fraudes”, numa conferência mediática comum, organizada sábado último à tarde em Nouakchott.
Domingo, notou-se uma presença visível das forças da ordem em várias zonas da cidade capital do país.
Além de Ghazouani, cinco outros candidatos estão em competição para as eleições presidenciais de 2019 na Mauritânia.
Tata-se de Sidi Mohamed ould Boubacar (independente), de Biram Dah Abeid (independente), de Mohamed ould Maouloud (Coligação das Forças para uma Mudança Democrática-CFCD), de Kane Hamidou Baba (Coligação Viver Juntos-CVE) e de Mohamed Moutaj El Wavi (independente).
-0- PANA SAS/BEH/FK/DD 23junho2019