Abuja, Nigéria (PANA) - O Senado nigeriano aprovou por unanimidade, esta quarta-feira, a nomeação de Abdulrasheed Baw, de 40 anos de idade, para o posto de presidente da principal instância nacional de luta contra a corrupção, a Comissão dos Crimes Económicos e Financeiros (EFCC).
Até à aprovação por uma votação em voz alta, o candidato do Presidente nigeriano, Muhammadu Buhari, foi o responsável provincial da EFCC em Lagos, a capital comercial do país.
Durante o breve exercício de seleção pelo Senado, Bawa declarou aos membros da Câmara Legislativa Superior que os seus 16 anos passados na EFCC o tinham bem preparado para um posto de alto nível.
"Eu estou especializado em inquéritos sobre a fraude de adiantamentos de fundos, o branqueamento de capitais, a corrupção no setor público e outras questões ligadas à criminalidade financeira”, declarou.
Buhari suspendeu, no ano passado, o precedente responsável da EFCC, Ibrahim Magu, após alegações segundo as quais ele terá desviado fundos recuperados pela agência para fins pessoais.
Porém, o advogado de Magu negou estas acusações, refere-se.
-0- PANA MON/AR/MTA/IS/FK/DD 24fev2021