Candidato da maioria vence presidenciais na Mauritânia
Nouakchott, Mauritânia (PANA) – O candidato da maioria, Mohamed Cheikh Ahmed Ould Mohamed Ghazouani, venceu as eleições presidenciais de sábado na Mauritânia com 52,01 porcento dos sufrágios exprimidos, anunciou o presidente da Comissão Eleitoral Nacional Independente (CENI), Mohamed Vall ould Bella.
Mohamed Cheikh Ahmed Mohamed Ghazouani já foi o chefe do Estado-Maior das Forças Armadas Mauritanas e ministro da Defesa, sendo assim um fiel companheiro do Presidente cessante, Mohamed Ould Abdel Aziz, há 40 anos, refere-se.
Num briefing com a imprensa, na noite de domingo para a segunda-feira última, ould Bella classificou outros candidatos na ordem seguinte: Sidi Mohamed Ould Boubacar, independente e ex-primeiro-ministro, obteve 17,87 por cento; Biram Dah Abeid, independente e líder abolicionista, 17,58 por cento; Kane Hamidou Baba, Coligação Viver Juntos, 8,71 por cento; Mohamed ould Maouloud, da Coligação das Forças Para Um Mudança Democrática, 2,44 por cento; e Mohamed Lemine Al-Moutaj Al-Wafi, indepedente, 0,40 por cento.
Estes resultados são contestados por quatro candidatos da oposição, que anunciaram um recurso junto do Conselho Constitucional e apelaram, para segunda-feira última à tarde, a uma manifestação diante da sede da CENI.
O chefe de Estado cessante não se candidatou devido a disposições constitucionais que limitam a dois o número de mandatos do Presidente da República.
Domingo, a cidade de Nouakchott foi palco de manifestações caraterizadas por confrontos esporádicos entre apoiantes da oposição e as forças da ordem desdobradas em vários locais da capital.
Um milhão e 544 mil Mauritanos foram inscritos no ficheiro eleitoral, e 62,66 por cento participaram no voto.
-0- PANA SAS/JSG/MAR/DD 24junho2019