Agência Panafricana de Notícias

Candidato da RENAMO derrotado nega deixar posto

Maputo- Moçambique (PANA) -- O administrador cessante de Nacala, Manuel dos Santos, candidato da Resistência Nacional de Moçambique (RENAMO) derrotado nas eleições municipais da semana passada, recusou-se a ceder o cargo ao vencedor do escrutínio.
O administrador municipal de Nacala, cidade portuária do norte de Moçambique, recusou-se a aceitar a vitória de Chale Ossufu do partido no poder, a Frente de Libertação de Moçambique (FRELIMO), alegando fraude.
Os resultados da segunda volta das eleições municipais anunciados sexta-feira passada pela Comissão Eleitoral do distrito de Nacala (CDE) indicam que Ossufo venceu com 23 mil e 942 votos (54,9 por cento), enquanto Manuel dos Santos obteve 19 mil e 644 votos (45,1 por cento).
Com este resultado, o principal partido de oposição, o ex-movimento rebelde RENAMO perdeu o último município que controlava.
"Não aceitamos estes resultados e não vamos permitir à FRELIMO ridicularizar-nos", declarou Dos Santos à cadeia de televisão privada STV.
"Não vou entregar as chaves do município e continuarei a dirigí-lo em nome da RENAMO porque as eleições não foram justas", acrescentou.
Ossufu Quitine, responsável do gabinete eleitoral da RENAMO em Nacala, disse que as eleições foram "uma verdadeira mascarada", adiantando que um jovem foi surpreendido ao tentar colocar dois boletins numa urna e que um outro foi encontrado em posse de quatro boletins de voto a favor do candidato da FRELIMO.
Ele queixou-se igualmente da mudança dos presidente de algumas assembleias de voto em relação aos da primeira volta de 19 de Novembro último.