Cotonou, Benin (PANA) - Um candidato beninense às eleições presidenciais de abril próximo, Ganiou Soglo, foi evacuado de Cotonou para França, quinta-feira à noite, para cuidados médicos, depois de agredido por indivíduos armados, soube a PANA de fontes próximas da sua família.
Depois de receber tratamento numa clínica privada e no Centro Nacional do Hospital universitário Hubert Koutoucoucou Maga, em Cotonou, o também filho do ex-Presidente do Benin, Nicephore Dieudonné Soglo (1991-1996) foi evacuado para França por avião médico para ser submetido a outras operações complementares.
Da sua cama de hospital, o também antigo ministro dos Desportos do ex-Presidente Boni Yayi (2006-2016) disse que ia continuar "a luta pela libertação do povo" depois de regressar de França.
Sexta-feira última, Ganiou Soglo, muito crítico relativamente ao regime de Patrice Talon no poder no país, caiu numa emboscada quando ia para uma quinta sua em Zinvié, lembra-se.
O seu carro terá sido obrigado a parar em frente de um tronco de árvore propositadamente colocado por assaltantes que terão disparado contra si.
Segunda pessoa a inscrever-se na Comissão Eleitoral Nacional Autónoma (CENA) com vista às eleições presidenciais de 11 de abril próximo, Ganiou Soglo, apresentou alegadamente um processo de candidatura sem incluir um patrocínio ou companheiro de candidatura.
-0- PANA IT/JSG/DIM/DD 12fevereiro2021