Agência Panafricana de Notícias

Candidato às eleições legislativas morto no sul da Líbia

Tripoli, Líbia (PANA) – Um candidato às eleições legislativas de 25 de junho corrente na Líbia foi assassinado esta segunda-feira em Sebha, a 800 quilómetros a sul de Tripoli, indicaram fontes seguras.

Mohamed Beni, candidato pela circunscrição de Sebha (Wadi Chati), foi abatido por homens armados cuja identidade não foi determinada, declararam as mesmas fontes, precisando que os homens armados dispararam uma rajada contra a vítima antes de fugir.

Segundo as fontes, a vítima é originária da tribo de Toubous, negro-africanos que vivem entre o Tchad, o Níger e a Líbia.

A região sul da Líbia é regularmente exposta a conflitos inter-tribais mortais. Em dezembro de 2013, confrontos entre as tribos Toubous e as tribos árabes e Zoueis fizeram centenas de mortos em Sebha.

Sábado último, quatro pessoas morreram e 10 outras ficaram feridas em novos confrontos armados que eclodiram em Sebha, confrontada com uma insegurança persistente.

O caos de segurança alimentado pela proliferação de armas no país provoca grandes perturbações no funcionamento dos serviços do Estado. A estes problemas, acrescenta-se uma insegurança agravada pela ausência de órgãos de segurança estatais.

-0- PANA /BY/BEH/FK/TON 23junho2014