Túnis, Tunísia (PANA) – Nabil Karoui, candidato do partido "Kalb Tounes" qualificado para a segunda volta das presidenciais antecipadas de 15 de setembro corrente, na Tunísia, ameaçou recorrer contra os resultados da segunda volta se for mantido em prisão.
Em entrevista ao jornal tunisino “Chourouk”, na sua edição deste domingo, Karoui afirma que perdeu 10 por cento dos votos devido à sua ausência do debate televisivo organizado durante a primeira volta entre os 26 candidatos presidenciais.
A Instância Superior Independente para as Eleições na Tunísia (ISIE) anunciou, no termo da primeira volta, a qualificação para a segunda volta do candidato independente Kais Saied, com 18,4 por cento dos votos, e Karoui que obteve 15,6 por cento.
Pressões políticas e mediáticas multiplicam-se atualemente na Tunísia para a libertação de Karoui com vista a “garantir a credibilidade das eleições presidenciais e os seus resultados e para respeitar a igualdade de oportunidades”.
Vários especialistas do Direito consideram que se Kais Saied vencer as presidenciais, não dará garantia de uma vitória adquirida contra um homem em prisão.
Os observadores receiam ver o país mergulhado numa nova crise político-judicial, depois de vários recursos que vão seguir os resultados, nos planos nacional e internacional, devido à manutenção de um dos dois candidatos em prisão.
-0- PANA YY/IN/BEH/MAR/IZ 22set2019