Cancros são uma das causas de mortalidade na Guiné Conakry, diz Governo
Conacri, Guiné (PANA) - Cancros do colo do útero, da mama, do fígado, da próstata, da pele, dos pulmões, entre outros, são os mais frequentes na Guiné Conakry, revela um documento oficial do Ministério da Saúde.
Segundo o mesmo documento, consultado pela PANA, a doença é uma causa de mortalidade no país, onde ela existe a diferentes níveis.
Publicado na perspetiva do Dia Mundial de Luta Contra o Cancro, celebrado a 4 de fevereiro de cada ano, o documento indica que autoridades devem redobrar os seus esforços com vista a conter a doença, que toma proporções preocupantes.
Em 2020, os índices para o cancro do colo do útero são 26,3 por cento, para o do fígado 17,9 por cento, para o da mama 9,4 por cento, para o da próstata 8,9 por cento, ao passo que para outros cancros 33,8 por cento, lê-se na nota.
Para o cancro da mama, mil 265 casos, ou seja, 26 por cento com uma idade média de 48 anos foram seguidos clinicamente em 2020.
O mal afeta 60 por cento de donas de casa, dos quais 24 por cento tratadas, mas 0 por cento em radioterapia, disse a mesma fonte.
De acordo com estatísticas do mesmo ano, o Ministério da Saúde aponta que mais de seis mil pessoas morrem anualmente no país, ou seja, cerca de 17 mortes por dia, devido ao cancro.
Nos centros especializados de cuidados a doentes, mais de mil 762 casos foram diagnosticados em 2019, em comparação com apenas 300, notados 10 anos antes.
De acordo com a Organização Mundial de Saúde, houve 19,3 milhões novos casos de cancro, incluindo 10 milhões de mortes em todo o mundo, em 2020.
-0- PANA AC/IS/DIM/DD 08fevereiro2021