Agência Panafricana de Notícias

Cancelamento de voo adia conferência episcopal da África Ocidental em Cabo Verde

Praia, Cabo Verde (PANA) – O cancelamento do voo Dakar/Praia, que devia transportar os representantes da Guiné-Bissau, da Mauritânia e do Senegal, levou ao adiamento dos trabalhos da Conferência dos Bispos da África Ocidental (RECOWA), prevista para começar terça-feira, na localidade de Rui Vaz, na ilha cabo-verdiana de Santiago, apurou a PANA na cidade da Praia de fonte religiosa.

O bispo da Diocese de Santiago, Dom Arlindo Furtado, entidade que organiza o evento, explicou que este imprevisto, resultante de dois cancelamentos seguidos do voo da Air Senegal ligando as duas capitais, coloca a organização “numa situação delicada", uma vez que não tem certeza sobre a chegada dos bispos em falta nos voos desta quarta-feira.

A RECOWA, criada a 02 de fevereiro deste ano, fruto da "fusão" da AECAWA, para os países de língua inglesa, e CERAO, para os de língua francesa, englobando também os que têm o português como idioma oficial, deve reunir, até domingo, os bispos da região oeste-africana, num total de 14 prelados, numa reunião que este ano tem como tema a Ecologia.

Os organizadores do evento justificam a escolha deste tema pela sua atualidade, abrangência e pertinência, sublinhando que, posteriormente, o mesmo vai ser partilhado com as respetivas comunidades diocesanas.

"Hoje, sabemos que é um tema de grande atualidade, pois o agir do Homem, não racional e desequilibrado, começa a ter impacto sobre o ambiente e pode pôr em perigo a própria sobrevivência no futuro, se não forem tomadas medidas a tempo", disse D. Arlindo Furtado.

De acordo com o prelado cabo-verdiano, a conferência visa ajudar as pessoas de boa vontade e os cristãos a refletir sobre “o objetivo da criação, a responsabilidade do homem e a forma como as pessoas devem comportar-se para manter um ambiente equilibrado para o bem-estar da geração presente e futura".

A RECOWA é presidida pelo cardeal Adrien Sarr, arcebispo de Dakar (Senegal), e tem como primeiro vice-presidente D. Ignatius Kaigama, arcebispo de Jos (Nigéria) e como segundo vice-presidente D. José Camnaté Na Bissigne, bispo de Bissau (Guiné-Bissau).

-0- PANA CS/IZ 28nov2012