Agência Panafricana de Notícias

Canadianos prontos para investir $ 30 biliões no setor mineiro na Guiné

Conakry, Guiné (PANA) – Investidores canadianos, representando 19 empresas, comprometeram-se, quarta-feira, em Conakry, a conceder brevemente 30 biliões de dólares americanos para desenvolver o setor mineiro guineense, anunciou a Televisão pública.

Falando no termo duma audiência com o Presidente guineense, Alpha Condé, os empresários
canadianos asseguraram que iriam investir em 10 anos três biliões de dólares americanos anuais para participar no desenvolvimento do setor mineiro.

Os mesmos investidores reuniram-se recentemente com o Presidente guineense em Quebec (no Canadá) onde este último participava num encontro com empresários da América do Norte

Eles indicaram igualmente que iriam conceder meios substanciais destinados aos setores da energia e das infraestruturas que continuam a registar chegadas de várias empresas da Ásia, de África, das Américas e da Europa.

Investidores canadianos já estão presentes nos setores do ouro, do ferro e da bauxite. Vários estudos consideram que a Guiné constitui o maior reservatório mundial desta matéria cobiçada por vários investidores estrangeiros.

O Governo guineense adotou recentemente através do Conselho Nacional de Transição (CNT, órgão consultivo) um novo Código Mineiro que concede ao Estado uma participação de 15 porcento no capital de todas as empresas mineiras.

-0- PANA AC/JSG/MAR/IZ 3nov2011