Canadá e Sudão reforçam relações diplomáticas
Cartum, Sudão (PANA) – O Sudão e o Canadá reforçam as suas relações diplomáticas ao nível dos embaixadores, soube a PANA de fonte segura em Cartum.
A decisão foi tomada domingo durante uma audiência concedida ao secretário parlamentar junto do ministério canadiano dos Negócios Estrangeiros, Ron Oliphant, pelo primeiro-ministro sudanês, Abdallah Hamdouk, em Cartum.
Numa declaração à imprensa, o ministro sudanês encarregue da Presidência do Conselho dos Ministros, o embaixador Omer Manis, disse que as duas partes decidiram “elevar as relações diplomáticas entre os dois países ao nível dos embaixadores.”
Por sua vez, Ron Oliphant transmitiu ao seu interlocutor os cumprimentos do primeiro-ministro canadiano, bem como os seus parabéns, depois da revolução pacífica ocorrida no Sudão.
Exprimiu igualmente a vontade do seu país de apoiar os programas do Governo de transição no Sudão e reforçar as relações bilaterais.
Também garantiu que o seu país se comprometeu-se a desenvolver as perspetivas de cooperação nos domínios político, económico e comercial, no quadro da política de abertura do Canadá para África e o Sudão, em particular.
Indicou que o primeiro-ministro canadiano considerou que "é tempo de se elevar a representação diplomática entre o Canadá e o Sudão ao nível dos embaixadores, em reconhecimento da evolução atual da situação no Sudão", sob a liderança de Hamdouk.
-0- PANA MO/VAO/NFB/JSG/MAR/DD 13jan2020