Agência Panafricana de Notícias

Canadá concede $ 18 milhões ao Mali para formação profissional

Bamako- Mali (PANA) -- O Canadá vai financiar um projecto de formação dos profissionais da saúde no Mali no valor de nove biliões 300 milhões de francos CFA (18 milhões 277 mil dólares americanos), para um período de seis meses, segundo um protocolo de acordo assinado quarta-feira em Bamako, a capital do país.
Este projecto inscreve-se no quadro da execução do Programa de Desenvolvimento Sanitário e Social (PRODESS) e do Quadro Estratégico para o Crecimento e Redução da Pobreza (CSCRP).
O projecto garantirá uma formação de qualidade e em quantidade para os recursos humanos em matéria de saúde através dum apoio técnico à Faculdade de Medicina, Farmácia e Odontostomatologia e ao Instituto Nacional de Formação em Ciências da Saúde (INFESS), estrutura encarregue da formação dos quadros intermédios da Saúde.
A vertente da assistência técnica será assegurada pela Agência Canadiana de Acompanhamento (ACA), num projecto cuja execução permitirá contribuir para a implantação da medicina comunitária no Mali e a melhoria e a adequação de recursos humanos competentes e motivados para a saúde.
Favorecerá igualmente a melhoria da oferta das prestações de cuidados de saúde a favor das populações, nomeadamente as mulheres e as crianças.
No que diz respeito ao INFSS, ela servirá para reforçar a formação dos paramédicos nomeadamente as enfermeiras, as parteiras, os técnicos de saúde e os assistentes médicos.