Agência Panafricana de Notícias

Camponeses sul-africanos plantam mil 200 hectares de milho no Congo

Brazzaville, Congo (PANA) – Os 35 fazendeiros sul-africanos da sociedade Congo-Agricultura, instalados em Malolo, no município de Niari, no sul do Congo, realizaram plantações de milho numa superfície de mil 200 hectares, anunciou quarta-feira, em Brazzaville, o Ministério congolês da Agricultura, num comunicado.

Este milho vai servir para fabricar alimento de gado, segundo o mesmo documento.

Os fazendeiros sul-africanos dispõem de 80 mil hectares de terra para as atividades agropecuárias, dos quais 33 mil 632 no Niari e 46 mil 368 outros no município de Bouenza.

Desenvolvem igualmente complexos agropecuários em Bouenza, num projeto sustentado por várias convenções assinadas entre o Congo e a África do Sul, incluindo a de 10 de março último que autoriza a Congo-Agricultura a ocupar a reserva fundiária do Estado congolês em Malolo.

Chegados ao Congo em dezembro de 2011, estes fazendeiros oferecem a sua perícia, com vista a tornar dinâmico e competitivo o setor agropecuário congolês.

Assim, vão contribuir para a segurança alimentar do país, que importa cada ano produtos alimentares de cerca de 134 biliões de francos CFA (cerca de 267 milhões de dólares americanos).

O Congo dispõe de cerca de 10 milhões de hectares de terras aráveis dos quais dois porcento são inexplorados.

-0- PANA MB/JSG/CJB/IZ 11abr2012