Campanha para presidenciais arranca no Burkina Faso
Ouagadougou, Burkina Faso (PANA) - A campanha eleitoral para a dupla votação presidencial e legislativa de 22 de novembro, no Burkina Faso, começou sábado para terminar a 20 de novembro, constatou a PANA.
Treze candidatos, incluindo o Presidente cessante, Roch Marc Christian Kaboré, concorrem à eleição do Presidente do Faso, enquanto, para os 127 membros da Assembleia Nacional, 96 partidos, cinco formações políticas e 25 grupos de independentes, ou 10.652 candidatos estão em competição.
O ficheiro eleitoral regista seis milhões 490 mil 144 eleitores, enquanto as eleições serão realizadas no interior como no exterior do país, em 21 mil 155 assembleias de voto.
Para garantir uma campanha pacífica, os atores políticos assinaram segunda-feira passada " um pacto de boa conduta".
“Qualquer candidato ou ativista de um partido ou formação política está estritamente proibido de usar difamação, insultos ou qualquer ato de provocação que pode manchar a moral e a serenidade da campanha eleitoral”, declarou o presidente da Comissão Eleitoral Nacional Independente (CENI), Newton Ahmed Barry.
A campanha decorre enquanto várias partes do Burkina Faso estão abaladas por ataques terroristas.
O presidente da CENI indicou que, apesar do difícil contexto nacional com os malefícios da insegurança, “enrolamos, de qualquer forma e com as vossas orações constantes, mais de 94 por cento das 351 comunas, mais de 83 por cento das 9.299 aldeias e setores do nosso país ".
-0- PANA TNDD/JSG/SOC/MAR/IZ 01nov2020