Agência Panafricana de Notícias

Campanha para eleições presidenciais inicia-se no Burundi

Bujumbura- Burundi (PANA) -- A campanha eleitoral para o próximo escrutínio presidencial no Burundi inicia-se este sábado, às seis horas locais (quatro horas TMG), de acordo com um decreto presidencial exarado sexta-feira.
Segundo este decreto, só o partido que tenha apresentado um candidato às eleições presidenciais de 26 de Junho corrente será autorizado a participar nesta campanha que termina a 25 de Junho às 18 horas locais (16 horas TMG).
O porta-voz da Comissão Eleitoral Nacional (CENI), Prosper Ntahorwamiye, anunciou sexta-feira que, até ao momento, só o Presidente cessante, Pierre Nkurunziza, preencheu os requisitos exigidos para negociar um segundo mandato sob a bandeira do Conselho Nacional para a Defesa da Democracia/Forças de Defesa da Democracia (CNDD-FDD, no poder).
Uma dezena de partidos políticos da oposição retiraram os seus processos de candidatura a este escrutínio para protestar contra alegadas "fraudes maciças" que teriam caracterizado as eleições municipais de 24 de Maio último.