Agência Panafricana de Notícias

Campanha para eleições gerais arranca na RD Congo

Kinshasa, RD Congo (PANA) - A campanha para as eleições presidenciais, legislativas nacionais e provinciais de 23 de dezembro próximo na República Democrática do Congo (RDC) inicia-se oficialmente esta quinta-feira à meia-noite, anunciou quarta-feira o presidente da Comissão Eleitoral Nacional Independente (CENI), Corneille Nangaa Yobeluo.

Durante uma reunião do comité de ligação CENI-Partidos e coligações políticas, Corneille Nangaa Yobeluo exortou os candidatos à cortesia, recomendando aos atores políticos o domínio do quadro jurídico do processo eleitoral, o conhecimento dos agregados eleitorais da sua circunscrição e proceder à escolha, à acreditação e à formação das testemunhas, bem como preparar-se para "votar e convencer os outros a votar".

Ele encorajou-os também a estar prontos para aceitar os resultados dos escrutínios, ou a fazer uso do direito de constestação conforme os meios legais.

Para Corneille Nangaa Yobeluo, os desafios de ordem jurídica e política encontraram soluções com a votação das leis, enquanto os de ordem logística, financeira e operacional estão em progresso notável.

No entanto, o desafio de segurança recomenda uma conjugação dos esforços de todos, sobretudo na parte leste do país, onde estão confrontados com uma insegurança recorrente.

-0- PANA KON/JSG/FK/IZ 22nov2018