Campanha eleitoral para segunda volta de presidenciais inicia-se na Tunísia
Túnis, Tunísia (PANA) - A campanha eleitoral para a segunda volta das eleições presidenciais antecipadas na Tunísia começou quinta-feira última, devendo terminar a 11 outubro corrente, soube a PANA de fonte segura em Túnis.
Os dois candidatos qualificados para a segunda volta são o independente, Kais Saied, que obteve 18,4 por cento dos votos e o candidato do partido Qalb Tounés, Nabil Karoui (15,58 por cento) durante a primeira volta realizada a 15 de setembro último.
O homem Este último continua detido na prisão com base em acusações relacionadas com evasão fiscal e ao branqueamento de capitais, lembra-se.
Ce dernier est toujours maintenu en prison pour des chefs d'accusation liés à l'évasion fiscale et au blanchiment d'argent, rappelle-t-on .
A segunda volta terá lugar a 13 de outubro para os Tunisinos do interior e a 11, 12 e 13 de outubro para os Tunisinos do estrangeiro, e os resultados provisórios serão anunciados o mais tardar a 15 de outubro.
O grupo de defesa de Karoui reúne-se esta quinta-feira para discutir sobre a possibilidade de recorrer ao tribunal administrativo contra a decisão da Instância Independente de realizar a segunda volta domingo próximo, 13 de outubro.
De acordo com algumas fontes próximas da Instância, um adiamento pode ser solicitado para a realização da segunda ronda numa data posterior, a fim de garantir a igualdade de oportunidades entre os dois candidatos.
Sobre a mesma questão, o Presidente tunisino em exercício, Mohamed Bennaceur, expressou "sua preocupação pela situação na Tunísia, marcada por uma campanha eleitoral retornada", disse o Presidente da União tunisina para Agricultores e Pesca, Andelmajid Zar que se reuniu quarta-feira com o chefe do Estado tunisino, na presença dos lideres das organizações patronais e sindicais do país.
-0- PANA YY/IN/IS/DIM/DD 03out2019