Agência Panafricana de Notícias

Campanha eleitoral para presidenciais arranca em julho próximo no Mali

Bamako, Mali (PANA) - A campanha eleitoral para a primeira volta das eleições presidenciais inicia-se a 7 de julho próximo ao passo que o escrutínio propriamente dito realizar-se-á 22 dias mais tarde, depois de proclamada a lista definitiva dos candidatos pelo Tribunal Constitucional", anuncia um comunicado desta instituição transmitido à PANA em Bamako.

O Tribunal Constitucional lembra, com base no artigo 70 da Lei n 2016-048 de 17 de outubro de 2016 modificada pela Lei n2018 -014 de 23 de abril de 2018 relativa à Lei Eleitoral, que a campanha eleitoral é aberta a partir do vigésimo primeiro dia anterior aos escrutínios presidenciais e legislativas.

Também mencionou a sua circular n001/P-CCM de 20 de fevereiro de 2018 na qual indica aos poderes públicos e aos atores políticos disposições constitucionais e legislativas que regem as eleições, nomeadamente condições de elegibilidade e de inelegibilidade.

O tribunal convida igualmente os cidadãos a conformarem-se com as disposições nesta matéria explorando os fascículos elaborados sob a sua égide para uma participação citadina nas eleições. Os fascículos em apreço podem ser baixados no site web do tribunal seguinte: www.courconstitutionnelle.ml.

"Seja como for, o Tribunal Constitucional vai desempenhar todo seu papel, em conformidade com as suas atribuições constitucionais para eleições credíveis e apaziguadas", conclui o comunicado.

Pelo momento, cerca de 20 candidaturas às presidenciais foram registadas, das quais as do Presidente cessante Ibrahim Boubacar Kéita, do chefe da oposição e presidente do Partido União para a Democracia e República (URD), Soumaila Cissé, e de Modibo Sidibé, ex-primeiro-ministro de Amadou Toumani Touré, chefe de Estado maliano, de 2002 a 2012.

-0- PANA GT/BEH/SOC/MAR&DD 2junho2018