Agência Panafricana de Notícias

Campanha de vacinação contra malária no Burkina Faso

 

Ouagadougou, Burkina Faso (PANA) - O Burkina Faso iniciou segunda-feira uma campanha de prevenção da malária sazonal, extensiva a todos os 70 distritos de saúde do país, constatou a PANA.

"Esta estratégia permitirá proteger a saúde de cerca de quatro milhões de crianças com idades compreendidas entre os três e 59 meses contra a malária, através da administração de medicamentos durante este período da estação das chuvas, propícia à proliferação de mosquitos. O facto de esta campanha ser gratuita reflete o nosso compromisso de fornecermos cuidados de saúde de qualidade à população", escreveu o Presidente burkinabe, Roch Marc Christian Kaboré, numa declaração.

Kaboré apelou também aos pais para apresentarem crianças menores dos cinco anos de idade a  equipas de saúde para um tratamento gratuito, "a fim de tornarem mais eficaz a nossa luta contra a malária, que é uma preocupação de saúde pública."

A malária é a principal causa de consulta, hospitalização e morte no Burkina Faso, causando mais de cinco mil mortes em 2015.

Em 2016, os serviços de saúde registaram cerca de 9,8 milhões de casos de paludismo com quatro mil mortes, das quais três mil entre crianças menores dos cinco anos de idade, de acordo com dados do Programa Nacional de Luta  Contra o Paludismo (PNLP).

Para lidar com a malária transmitida por mosquitos, desde 2010, as autoridades burkinabes têm vindo a realizar campanhas de distribuição gratuita de redes de mosquiteiros tratadas com inseticida de longa duração.

-0- PANA TNDD/JSG/DIM/DD 14julho2020