Campanha de vacinação contra cólera inicia-se na RD Congo
Dakar, Senegal (PANA) - Uma campanha de vacinação oral contra a cólera decorre, desde segunda-feira, em Kivu-Norte, no leste da República Democrática do Congo (RDC), anuncia um comunicado da Organização Mundial da Saúde (OMS) transmitido à PANA.
Esta campanha, que termina no próximo sábado, tem como alvo 835 mil 183 pessoas que receberão antes uma primeira dose da vacina oral contra a cólera (VCO) e depois uma segunda, fornecendo proteção imunológica completa contra a doença.
Financiada pela Aliança de Vacinas (GAVI), a campanha é organizada pelo ministério congolês da Saúde com o apoio da OMS e de seus parceiros.
Segundo a OMS, mais de 10 mil casos de cólera foram registados no país, desde janeiro último, e resultaram em mais de 240 mortes.
"A RDC enfrenta uma combinação sem precedentes de epidemias mortais. Embora o surto do vírus de Ébola continue a causar uma miséria indescritível no leste do país, as epidemias de sarampo e cólera também estão a matar milhares de pessoas em todo o país", lamentou o diretor executivo da GAVI, Seth Berkley, citado no comunicado.
A GAVI é uma parceria público-privada dedicada a salvar a vida de crianças e proteger a saúde das populações, promovendo o acesso equitativo à imunização em países de baixa renda.
A aliança reúne vários parceiros, incluindo governos de países em desenvolvimento e doadores, a OMS, o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), o Banco Mundial e a Fundação Bill & Melinda Gates.
Desde 2000, a GAVI vacinou 700 milhões de crianças e evitou 10 milhões de mortes, informou o comunicado.
-0- PANA AAS/JSG/CJB/DD 27maio2019