Agência Panafricana de Notícias

Campanha de colocação de mosquiteiros impregnados em São Tomé e Príncipe

São Tomé, São Tomé e Príncipe (PANA) - Uma campanha de colocação de mosquiteiros impregnados nas casas dos Santomenses iniciou-se quarta-feira em São Tomé e Príncipe, constatou a PANA no local.

Sob a égide do Programa Nacional de Luta contra o Paludismo, através da Cruz Vermelha de São Tomé e Príncipe, a primeira fase desta operação distribuirá 400 mil mosqueteiros até dezembro próximo.

Os distritos de Água Grande, Me Zochi e a Região Autónoma do Príncipe foram abrangidos por esta primeira fase e 30 voluntários da Cruz Vermelha de São Tomé e Príncipe colocarão por dia 750 redes de mosquiteiros em cada um dos distritos até ao final do ano de 2015.

A referida campanha decorre concomitantemente com a pulverização intra-domiciliar de insecticida, uma estratégia de combate ao paludismo no arquipélago santomense, onde a doença deixou de ser a principal causa de morte em 2003.

De acordo com Cristiano Costa, um dos supervisores da operação, por conta da Cruz Vermelha de São Tomé e Príncipe, apenas estão a ser colocados dois mosquiteiros por residência para que todos os agregados possam ser beneficiados.

Sublinhou por outro lado que os agentes têm deparado com pedidos para mais de oito camas, e que a campanha em curso é apenas um reforço daquela feita em 2012.

No entanto, Hamilton Nascimento, coordenador do Programa Nacional de Luta contra o Paludismo (PNLP), afirmou que o pais se encontra numa fase importante da luta contra a patologia, precisamente no Príncipe que se está na fase de "pré-eliminação" e em São Tomé onde se está na fase de "controlo".

-0- PANA RMG/DD 10set2015