Tripoli, Líbia (PANA) - Uma campanha contra o paludismo iniciou-se neste sábado, em várias cidades do sul da Líbia, em cooperação entre o Centro Nacional de Luta contra Doenças e a Organização Mundial da Saúde (OMS), depois da aparição de alguns casos desta doença na região.
O Centro explicou, num comunicado, que esta campanha surge após informações recebidas sobre o registo de pacientes com paludismo pela equipa de vigilância e inquérito, sob a sua tutela, nas cidades de Sebha, Barak al-Shati, Kufra, al-Jufra, Umm al-Aranib e Morzouk, no sul do país.
A campanha é supervisionada por especialistas do Departamento de Vigilância e Inquérito e do Departamento de Controlo das Doenças Correntes do Centro Nacional de Luta contra as Doencas, disse a mesma fonte.
O trabalho da equipa inclui a difusão de armadilhas para mosquitos que transmitem infeções e a recolha de amostras de tanques de depuração, pois estes constituem um ambiente fértil para a reprodução de mosquitos e outros insetos.
A equipa efetua igualmente controlos aleatórios em Sebha e cidades-alvos para detetar quaisquer casos ativos, se assim for.
O paludismo ou a malária, igualmente conhecido como "febre de pântanos", é uma doença infeciosa causada por um parasita do género Plasmódio, propagada pela picadura de certas espécies de mosquitos, comk anófeles fêmeas.
-0- PANA BY/JsG/DIM/DD 04 nov2021