Agência Panafricana de Notícias

Camaronês defende envolvimento do clero nos Estados Unidos de África

Dakar- Senegal (PANA) -- O docente universitário camaronês, Jules Bernard Gankem, apelou quarta-feira em Dakar para o envolvimento dos membros do clero africano no processo de constituição dos Estados Unidos de África.
Gankem dissertava sobre "Federalismo, Culturas e Línguas Nacionais" no quadro do simpósio sobre os Estados Unidos de África, a decorrer desde segunda-feira na capital senegalesa.
O pesquisador destacou o historial das religões tradicionais africanas, sobretudo o do clero africano e o seu papel, antes de situar as instituições africanas no seu contexto tradicional de emergência.
Segundo ele os membros do clero tradicional africano "podem criar uma solidariedade entre os Estados da União Africana porque constituem elementos federadores a nível político, económico, cultural e tecno- científico".
"A identidade tradicional africana original, se explorada, vai consolidar imediatamente as conquistas do federalismo africano", frisou.
O simpósio sobre os Estados Unidos de África, organizado pela Universidade Cheikh Anta Diop de Dakar e pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros do Senegal termina esta quinta-feira.