Agência Panafricana de Notícias

Camarões reforçam dispositivo militar no norte face à seita Boko Haram

Yaoundé , Camarões (PANA) – O chefe de Estado camaronês, Paul Biya, ordenou o desdobramento dum importante dispositivo das Forças de Defesa na parte setentrional do país para fazer face à seita islamita Boko Haram e proteger a integridade do território nacional.

Segundo o Gabinete Civil da Presidência da República, esta medida excecional surge na sequência da visita de amizade e trabalho do Presidente tchadiano, Idriss Deby Itno, aos Camarões, de 22 a 23 de maio último, e após a cimeira de Paris de 17 do mesmo mês.

Esta última reuniu, em Paris, por iniciativa do Presidente francês, François Hollande, os chefes de Estado da Nigéria, dos Camarões, do Tchad, do Benin e do Níger.

« Este dispositivo constitui sobretudo a materialização do forte compromisso assumido pelo Presidente Paul Biya durante o encontro de Paris nestes termos: 'estamos aqui para afirmar a nossa solidariedade e a nossa determinação de lutar vigorosamente contra a seita Boko Haram (…)' O problema de Boko Haram deixou então de ser unicamente um problema nigeriano, tornou-se num problema regional senão continental. Estamos aqui para declarar a guerra à Boko Haram », sublinha o comunicado da Presidência.

No documento distribuído no fim de semana, em Yaoundé, o Exército camaronês é chamado a fazer face a este grupo armado mas também para a solidariedade de todos, a nação inteira a conceder-lhe o apoio necessário que lhe possa permitir realizar normalmente esta delicada missão.

-0- PANA EB/TBM/FK/IZ 01junho2014