Agência Panafricana de Notícias

Camarões querem CAN e Mundial 2010 sem cortes de electricidade

Doualá- Camarões (PANA) -- O Governo camaronês comprometeu-se a garantir que as populações vivam o Campeonato de África das Nações (CAN) e o Mundial de futebol de 2010 sem cortes de electricidade, soube a PANA de fonte oficial.
Deste modo, a Agência Camaronesa do Sector de Electricidade (ARSEL) foi instada a verificar o nível de água e o estado das barragens de Mbakaou, Bamendjin e Mapé (Oeste).
A missão da ARSEL arranca quinta-feira próxima e finda a 22 de Dezembro.
No termo desta missão, a ARSEL deverá apresentar o seu relatório sobre o nível de água exacto com vista a prevenir a carência de água durante o Campeonato de África das Nações e o Mundial de futebol do próximo ano.
A ARSEL tem também como missão verificar a execução do programa de investimento previsto na área de produção e do transporte, desenvolvimento do plano de produção e o estado dos equipamentos de produção na véspera do arranque da regularização do rio Sanaga, previsto para início de Janeiro de 2010, com a construção da barragem hidroeléctrica de Lom Pangar.
AES-SONEL, a empresa encarregue de produção, transporte e distribuição de energia nos Camarões desde Julho de 2001, garante que "apesar da grande procura na Rede Interconectada Dul (RIS) no período de grande competição de futebol e na estação seca, há uma previsão de 17 megawatts a mais em termos de oferta total hidráulica e térmica".