Agência Panafricana de Notícias

Camarões e UE juntos no combate ao abate ilegal de árvores

Bruxelas- Bélgica (PANA) -- Os Camarões e a União Europeia (UE) decidiram lutar juntos contra o abate ilegal de árvores.
soube-se de fonte oficial europeia.
Para tal, o ministro camaronês da Floresta e Fauna Selvagem, Elvis Ngolle, é esperado quarta-feira em Bruxelas para assinar este acordo com o comissário europeu para o Desenvolvimento, Andries Piebalgs, segundo a mesma fonte.
A convenção será rubricada no âmbito do FLEGT, acordo de parceria voluntária com os países produtores de madeira, para impedir a entrada ilegal desta matéria no mercado europeu, indicou a fonte.
Para a União Europeia (UE), o abate ilegal de árvores é responsável pela desflorestação em África.
O FLEGT é dotado de um regulamento que exige dos operadores o fornecimento de informações sobre a madeira, nomeadamente "a descrição, o país de origem, o volume e o peso dos produtos de madeira exportada".
Ao assinar o acordo FLEGT, os Camarões compremetem-se a certificar-se de que as suas fileiras de exploração e exportação da madeira estão legais.
Cobertos parcialmente da floresta tropical, os Camarões são um dos principais países exportadores de madeira em África.
De acordo com um relatório do Banco Mundial (BM), 60 porcento da exploração das florestas em África foram feitas ilegalmente nestes últimos dez anos.