Agência Panafricana de Notícias

Camarões aumentam oferta de eletricidade até 2011

Yaoundé- Camarões (PANA) -- O primeiro-ministro camaronês, Philémon Yang, lançou sexta-feira em Kribi, a cerca de 280 quilómetros sul de Yaoundé, a primeira pedra duma central de gás natural cuja capacidade de produção será de 216 MW, constatou a PANA no local.
Esta primeira central de gás do país, cujas obras de construção estão estimadas em cerca de 170 biliões de francos CFA (cerca de 360 milhões de dólares americanos), será construída pela Kribi Power Developmnent Company (KDPC).
Esta última é uma filial da AES-Sonel que está encarregue da produção, do transporte, da exploração, da importação e da venda de energia eléctrica nos Camarões.
A nova central, que será integrada por 13 geradores de 16,6 MW cada um e por um posto de transformação de energia, vai criar uma capacidade adicional de 216 MW à rede eléctrica nacional.
A actual capacidade de produção instalada é de 1017 MW, dos quais 720 MW de capacidade hidroeléctrica e 297,2 MW de capacidade térmica.
Segundo David Bilé, director-geral da AES nos Camarões, a nova central vai remediar ao défice energético anunciado pelas previsões disponíveis durante as próximas estações secas estimado em 120 MW até 2010.
A AES, que retomou a Sonel em 2001, já investiu cerca de 400 biliões de francos CFA (quase 850 milhões de dólares americanos) nos Camarões.