Agência Panafricana de Notícias

Camarões ainda sem programa de preparativos para Mundial de 2014

Doualá, Camarões (PANA) – O programa de preparativos da equipa nacional de futebol dos Camarões para o Mundial de 2014 previsto para junho próximo no Brasil ainda não foi divulgado, a seis meses da competição, constatou a PANA no local.

« É de facto curioso que, a seis meses do Mundial, os Camarões ainda não tenham determinado os seus parceiros de treino que deverão ajudá-los a preparar esta grande competição », indigna-se Richard Towa, treinador de futebol.

Para este técnico de futebol de origem camaronesa formado na Alemanha, « os Camarões deviam seguir a direção das grandes nações do futebol mundial ».

Isto porque, prosseguiu, atualmente todas as equipas nacionais qualificadas já estabeleceram os seus respetivos programas de preparação.

O selecionador dos "Leões Indomáveis" projeta realizar uma conferência de imprensa na próxima quinta-feira para divulgar o programa oficial de preparativos da sua equipa.

No entanto, a PANA soube que os Camarões teriam escolhido a cidade de Vitória, habitada por 314 mil e 42 pessoas, no Estado de Espírito Santo, no sudeste do Brasil, para seu quartel-general durante a primeira fase do Mundial de 2014.

Nesta cidade perto do mar onde a temperatura oscila entre 19,5 e 27 graus centígrados, os Leões Indomáveis dos Camarões poderão estar instalados no Sheraton Vitória, um hotel de cinco estrelas.

A cidade de Vitória está situada a mil e 685 quilómetros de Natal, quatro mil 469 quilómetros de Manaus e 943 quilómetros de Brasília, onde os Camarões disputarão os seus três jogos da primeira fase contra o México (13 de junho), a Croácia (18 de junho) e o Brasil (23 de junho).

Para a sua preparação, os Leões Indomáveis poderão deslocar-se à Áustria, a partir de 20 de maio próximo, antes de voltar aos Camarões para se despedir do seu público e divulgar a lista dos 23 jogadores da expedição brasileira.

No que diz respeito aos jogos amistosos dos Camarões, “é a grande confusão”, reconhece Richard Towa.

Exceto o jogo quase-certo que oporá a Alemanha aos Camarões a 1 de junho próximo, anunciado pelo assessor de imprensa da equipa, Raphaël Nkoa, nenhum outro jogo amistoso é oficial até ao presente.

Mas algumas indiscrições anunciam a Argentina, Portugal, o Gabão, a Coreia e a Nigéria como próximos parceiros de treino dos Camarões antes do arranque do Mundial do Brasil de 2014.

Não está excluído que, em fevereiro próximo, o selecionador dos Leões Indomáveis, Volker Finke, proceda a um estágio dos melhores jogadores locais com vista a selecionar alguns para o Mundial de junho próximo, tendo em conta as pressões de que ele é objeto por parte dos responsáveis do futebol camaronês.

Apesar deste obscuridão no calendário de preparação dos Leões Indomáveis, o internacional camaronês de Shalke 04 na Alemanha, Joël Matip, que quer uma qualificação para as meias-finais do Mundial, defende que « não vamos ao Brasil para fazer turismo”.

Os Camarões, que querem explorar todas as possibilidades a seu favor, iniciaram negociações para obter os serviços dos jovens esperanças franceses de origem camaronesa Paul-Georges Ntep, Christophe Bayebeck, Axel Ngando e Samuel Umtiti que atuam na Primeira e Segunda Divisões francesas.

-0- PANA NNM/JSG/FK/IZ 03jan2014