Agência Panafricana de Notícias

Camarões adquirem câmaras técnicas e termómetros laser contra ébola

Doualá, Camarões (PANA) – O ministro camaronês da Saúde Pública, Andrá Mama Fouda, anunciou terça-feira, que o seu país já se dotou de câmaras técnicas e termómetros laser no quadro de medidas preventivas contra o vírus da febre hemorrágica de ébola.

A aquisição deste novo material sofisticado, enquadrada na filosofia governamental de prevenção contra o vírus de ébola, "vai permitir-nos detetar qualquer estado de temperatura anormal das pessoas", confiou André Mama Fouda.

Na sua comunicação, o ministro camaronês da Saúde Pública reconheceu que os Camarões correm um grande risco de epidemia de ébola, porque "a doença já está presente na vizinha Nigéria, desde 25 de julho último, e já fez dois mortos".

"Não é fácil detetar o paciente à primeira vista a partir de sintomas como a febre, a fadiga, a diarreia, sintomas comuns a outras doenças", disse.

Após esta constatação, os Camarões declararam terem reforçado a segurança sanitária a nível das fronteiras, onde serão instaladas câmaras técnicas e termómetros laser para detetar a menor temperatura anormal que qualquer pessoa possa apresentar.

Nesta luta para a prevenção contra a febre de ébola, desenvolve-se cada vez mais uma sinergia interministerial nos Camarões entre os Ministérios da Saúde Pública, dos Transportes, da Pecuária e do Comércio.

-0- PANA NNM/ISSOC/MAR/IZ 13ago2014