Câmara de Comércio Europeia criada no Togo
Lomé, Togo (PANA) – Uma Câmara de Comércio Europeia no Togo (CCET) acaba de ser criada, soube a PANA de fontes seguras na capital togolesa.
Criada a 6 de junho corrente, a CCET é da autoria de várias empresas europeias instaladas no Togo, de acordo com as mesmas fontes.
O seu papel, indica-se, é “promover trocas entre a Europa e o Togo, estimulando o ambiente de negócios.
Além deste papel primordial, a CCET representará a comunidade de negócios europeia no Togo junto das autoridades públicas locais, das organizações corporativas e das instâncias europeias.
Também tem como incumbência facilitar o desenvolvimento da presença e da atividade das empresas originárias dos países europeus no Togo.
Cabe-lhe ainda facilitar e multiplicar trocas com as Câmaras de Comércio nacionais e regionais dos países europeus.
A CCET é dirigida pelo Togolês Charles Gafan, presidente do Conselho de Administração da empresa Transport& Logistics no Togo.
A CCET consiste num gabinete de nove membros saídos da assembleia geral de 6 de junho último em Lomé.
Esta câmara será lançada a 13 de junho próximo, dia do início do primeiro Fórum Económico Togo-UE, destinado a promover investimentos entre os países europeus e o Togo.
De 13 a 14 de junho corrente, realizar-se-á, em Lomé, o Fórum Económico Togo-UE. Nele participarão mais de 600 investidores interessados pelas oportunidades de investimentos no Togo.
Na cerimónia estarão presentes Jyrki Katainen, vice-presidente da Comissão Europeia, para o Emprego, Crescimento, Investimento e Competitividade, bem como autoridades togolesas.
Este primeiro Fórum Económico Togo-União Europeia decorrerá sob o lema “Estabelecer Relações Económicas Sustentáveis e Perenes entre o Togo e a UE “.
A sua missão é fazer conhecer aos investidores locais, internacionais e à diáspora togolesa os grandes impactos económicos e as oportunidades de investimento e de financiamento para o setor privado, a fim de envolverem a sua participação no desenvolvimento sustentável e inclusivo do Togo, de acordo com as mesmas fontes.
-0- PANA FAA/JSG/FK/DD 10junho2019