Agência Panafricana de Notícias

Calma precária após violentos confrontos armados em Benghazi

Benghazi, Líbia (PANA) - A cidade líbia de Benghazi (nordeste) acordou nesta quinta-feira numa atmosfera de calma precárias no rescaldo de violentos combates entre unidades do Exército líbio e milícias islamitas, disseram testemunhas.

As ruas de certos bairros estão sempre fechadas com barricadas erguidas com a ajuda de vários objetos, bem como montículos de areia após a ofensiva militar lançada, na quarta-feira, pelas tropas dum general reformado, Khalifa Haftar, apoiadas por unidades do Exército, precisaram as mesmas fontes.

Aviões da Força Aérea llbia leal a Haftar sobrevoavam por intermitência o espaço aéreo da cidade, indica-se.

Combates intensos eclodiram, na quarta-feira, em diferentes bairros da cidade de Benghazi, após a ofensiva lançada pelas tropas do general Khalifa Haftar apoiadas por unidades do exército líbio para recuperar o controlo da cidade das mãos de milícias islamitas desde julho passado, lembra-se.

Esta ofensiva intervém numa altura em que são lançados apelos por habitantes de vários bairros que querem caçar extremistas e radicais islamitas.

Os confrontos armados da quarta-feira fizeram 13 mortos e dois feridos, de acordo com um balanço estabelecido por fontes hospitalares.

As forças armadas líbia anunciaram quarta-feira terem tomado o controlo dum campo militar ocupado pela brigada da revolução de 17 de Fevereiro, uma milícia armada islamita, durante uma ofensiva lançada com um maior apoio popular.

Combates acontecem há várias semanas no bairro de Benina, em Benghazi, que abriga uma base aérea militar e um aeroporto civil controlados por elementos do general aposentado Khalifa Haftar, e que milícias islamitas agrupadas dentro da coligação do Conselho dos Revolucionários de Benghazi tentam conquistar.

-0- PANA BY/DIM/DD 16out2014