Agência Panafricana de Notícias

Cães alemães e belgas no Senegal para acelerar desminagem em Casamança

Ziguinchor, Senegal (PANA) – Cães alemãos e belgas chegaram a Casamança (sul do Senegal) com vista a acelerar a operação de desminagem da região, iniciada em 2008 pelo Estado do Senegal, constatou um correspondente da PANA.

Eles foram trazidos por Nekhem, nova operadora sul-africana responsável pela operação de desminagem.

Uma sessão experimental teve lugar no fim-de-semana passado em Ziguinchor, a capital da região, na presença de autoridades administrativas locais e de responsáveis do Centro Nacional da Ação Anti-Minas do Senegal (CNAMS).

"A introdução desta nova tecnologia permite acelerar e reduzir os riscos que correm os seres humanos. Se as terras forem despoluídas, isto aumentará a superfície dos solos cultiváveis e permitirá a redução da pobreza em Casamança", disse o prefeito de Ziguinchor (principal cidade de Casamança), Gorgui Mbaye, quando falava durante a cerimónia.

As operações de desminagem levadas a cabo pela empresa sul-africana vão começar a partir das fronteiras com a Guiné- Bissau.

Localizada no Sul do Senegal, a região natural da Casamança é assolada por uma rebelião independentista lançada em dezembro de 1982.

-0- PANA MAD/AAS/IBA/CJB/DD 03out2012