Agência Panafricana de Notícias

Cadáveres no mar em Cabo Verde não são de Senegaleses, diz jornal

Praia, Cabo Verde (PANA) - O jornal estatal senegalês Le Soleil indicou, terça-feira,  que os seis cadáveres encontrados segunda-feira, 26, numa piroga no mar, nas imediações  do município do Paúl, na ilha cabo-verdiana de  Santo Antão, "não são corpos de cidadãos do Senegal", conforme foi admitido inicialmente.

Citado pela imprensa do arquipélago, na cidade da Praia, o jornal de referência no Senegal revelou que uma fonte governamental de Dakar desmente que os seis homens encontrados mortos sejam os seis pescadores senegaleses, da região de Thiaroye-sur-Mer e desaparecidos há 10 dias.

De acordo com a publicação, os cadáveres serão, provavelmente, de pescadores mauritanos que zarparam da cidade de Nouadhibou e que também estavam desaparecidos. 

Entretanto, os corpos foram achados por pescadores locais e estavam em avançado estado de decomposição, pelo que foram enterrados de imediato, no cemitério da Coice das Pombas, após avaliação feita pelo médico legista, chamado para proceder à avaliação das causas da morte dos náufragos.

Em declarações à agência cabo-verdiana de notícias (Infopress), o delegado de Saúde do Paul, Alexandre Lizardo Alves, disse que os corpos já estavam à deriva há mais de uma semana, pelo que foi tomada  a decisão de proceder ao  enterramento imediato, tendo em conta o avançado estado de decomposição dos mesmos.

“Se a embaixada os reclamar serão exumados depois de três anos e as ossadas serão, então, devolvidas ao país de origem”, disse Alexandre Alves, explicando que foi feita a recolha das impressões digitais para posterior identificação dos cadáveres.

Informações avançadas no local indicavam a provável origem senegalesa da piroga, mas o diretor nacional da Polícia Nacional (PN), Emanuel Estaline Moreno, afirmou que a corporação está à procura de informações “mais precisas” sobre o assunto.

Emanuel Estaline Moreno acrescentou que se trata de “uma embarcação, em princípio, vinda da costa ocidental africana, dos países vizinhos”.

-0- PANA CS/IZ 27nov2019