Cadáver de presumível terrorista encontrado no centro-oeste da Tunísia
Túnis, Tunísia (PANA) - O corpo dum presumível terrorista foi encontrado sem vida quarta-feira última em Mont Salloum (centro-oeste da Tunísia), onde decorria uma vasta operação de busca um dia antes à noite, soube a PANA de fonte segura em Túnis.
Desta ofensiva resultou a morte de dois suspeitos terroristas pertencentes à brigada "Jond Al-Khilafa" filiadaem Dash (Estado Islâmico), de acordo com a mesma fonte.
O primeiro suposto terrorista morto, conhecido como Basem Ghnimi, de 35 anos de idade, foi encontrado terça-feira última, disse o porta-voz da Gendarmaria tunisina, Hessameddine Jebabil.
Acrescentou que Ghnimi, natural de Sidi Bouzid, foi um dos membros mais ativos da brigada Okba Ibn Nafaa, que impera nas montanhas de Kasserine.
O indivíduo, que tinha deixado a brigada Jond Al-Khilafa para se juntar à brigada Okba Ibn Nafaa, já participou em várias operações daninhas, incluindo a emboscada que visou, a 7 de abril de 2015, uma unidade militar em Mont Mghali, que matou cinco soldados.
Também degolou, a13 de novembro de 2015, um cidadão tunisino, então conhecido como Mabrouk Sultani, um soldado conhecido como Said Ghezlani, a 5 de novembro de 2016.
Entre as operações em que participou figuram também assaltos a bancos na região de Kasserine e a decapitação, a 21 de novembro de 2019, dum cidadão conhecido como Mohamed Lakhdar Mekhloufi.
O Presidente tunisino, Kais Saied, visitou, quarta-feira última, o ministério tunisino da Defesa, onde se encontrou com o titular da pasta em exercício e membros do Alto Conselho das Forças Armadas.
Saudou, na ocasião, oficiais, sargentos e tropas pelos esforços envidados, em colaboração com a gendarmária, para eliminarem os dois presumíveis terroristas terça-feira última.
-0- PANA YY/IN/DIM/DD 27fev2020