Agência Panafricana de Notícias

Cacau rende 750 mil euros a agricultores santomenses

São Tomé, São Tomé e Príncipe (PANA) - A Cooperativa de Agricultores e Produtores Exportadores de Cacau Biológico da zona sul de São Tomé (CECAQ11) anunciou, no final do seu balanço económico de 2014, ter encaixado 750 mil euros com a venda do cacau biológico e seco a três indústrias europeias, soube-se de fonte oficial em São Tomé.

Esse montante, segundo Adalberto Luis, um dos responsáveis da Cooperativa, corresponde a 250 toneladas de cacau produzido por 950 agricultores de 17 comunidades agrícolas da zona sul de São Tomé que fazem parte da CECAQ11.

“Nós, este ano, vendemos cacau no valor de 750 mil euros, não obtivemos lucros porque o ponto de equilíbrio seria 300 toneladas", disse.

Em 2014, o cacau da CECAQ11 foi comprado pela GEPA, a maior organização de preço justo da Europa e pelas chocolateiras inglesa Cafe DERET e italiana ICAM.

Para os próximos 12 meses, os agricultores estão apostados em aumentarem a produção e a produtividade, porque “reconhecem que têm tirado vantagem através da cooperativa”.

Fundada em 1999, a CECAQ11 reconhece haver necessidade de sensibilizar mais comunidades e aplicar outras ténicas de produção para aumentar a produção.

-0- PANA RMG/IZ 08jan2015