Agência Panafricana de Notícias

Caça a oficial militar superior no Congo

Brazzaville, Congo (PANA) – As Forças Armadas Congolesas (FAC) lançaram esta segunda-feira por volta de 11 horas locais (10 horas GMT) uma operação para deter o antigo secretário-geral adjunto do Conselho Nacional de Segurança (CNS), o coronel Marcel Tsourou, cuja residência está cercada desde esta manhã, constatou a PANA no local.

Disparos com armas automáticas estão a ser ouvidos no centro da cidade onde vive o coronel Tsourou, ao passo que o centro de Brazzaville, a capital do país, foi evacuados por funcionários e por agentes do setor privado.

Condenado em setembro último pela Justiça congolesa a cinco anos de trabalhos forçados com prisão suspensa no quadro do caso das explosões ocorridas a 4 de março de 2012 no quartel blindado de Mpila, no nordeste da capital, e que fizeram 223 mortos e cerca de dois mil feridos, o coronel Tsourou está a ser caçado pelo Exército, que não explica as razões desta perseguição.

O bairro está cercado, a população foi evacuada, trabalhadores das administrações situadas nesta zona regressam à casa, porque o acesso lhes está proibido, constatou-se ainda no local.

“A situação está muito tensa », afirmam testemunhas.

-0- PANA MB/JSG/FK/DD 16dez2013