Agência Panafricana de Notícias

Cabo-verdianos contra encerramento de Instituto Francês

Praia, Cabo Verde (PANA) – Um grupo de cidadãos cabo-verdianos tomou a iniciativa de subscrever uma petição dirigida ao Presidente francês, François Hollande, solicitando a sua intervenção para impedir o encerramento do Instituto Francês de Cabo Verde, sediado na cidade da Praia, soube a PANA, quinta-feira, na capital cabo-verdiana de fontes seguras.

A recolha das assinaturas para a petição, que decorre através da internet no endereço
http://petitionpublique.fr/PeticaoVer.aspx?pi=P2014N45975, foi desencadeada face ao anúncio do encerramento do Instituto Francês e da redução do volume da cooperação francesa em Cabo Verde.

A petição já foi subscrita por um número significativo de intelectuais, artistas e escritores cabo-verdianos, bem como por cidadãos franceses que possuem laços com o arquipélago.

O texto da petição sublinha que o Instituto Francês de Cabo Verde desempenha “um papel preponderante na dinâmica dos intercâmbios linguísticos e culturais com França e o mundo francófono”, com a realização das suas inúmeras atividades, nomeadamente cursos de francês e da língua cabo-verdiana (crioulo), mediateca, espetáculos, estágios de formação, entre outras.

Por isso, os subscritores consideram que o instituto tem sido também um elemento motor no processo da emergência de novos talentos de artistas cabo-verdianos.

Os subscritores destacam ainda o facto de a língua francesa ser muito usada pelos cabo-verdianos, tanto nos intercâmbios com visitantes que procuram o arquipélago como nas suas relações internacionais, a que se junta também o facto de haver “uma importante diáspora” crioula em França que contribui também para intercâmbios permanentes entre os dois países.

A petição destaca, ainda, o facto de a língua francesa, ensinada desde o primeiro ano do ensino secundário em Cabo Verde, envolver 78% dos alunos escolarizados que integram o liceu, com muitos a prosseguirem os estudos em países francófonos, nomeadamente no vizinho Senegal.

Ela chama igualmente atenção para o facto de a TV5, um dos quatro canais que beneficiam gratuitamente os telespectadores nas ilhas, e a Rádio França Internacional (RFI), que emite em FM nas cidades da Praia e do Mindelo, fazerem parte do ambiente mediático de Cabo Verde.

Na petição destaca-se também os laços fortes que unem os cabo-verdianos à língua francesa e a adesão, desde de 1996, de Cabo Verde à comunidade do espaço francófono, pelo que o encerramento do Instituto francês "representaria pela certa uma perda irreparável2 para o processo de desenvolvimento do país e para o estreitamento dos laços culturais com França.

“Para evitar esse descalabro, decidimos mandar ao Presidente da República francesa, senhor François Hollande e ao seu Governo, este apelo, solicitando-lhes para reverem esta decisão”, lê-se na petição.

-0- PANA CS/TON 20fev2014