Agência Panafricana de Notícias

Cabo-verdianos acreditam num bom resultado frente ao Gana nos quartos-de-final do CAN 2013

Praia, Cabo Verde (PANA) – Os Cabo-verdianos acreditam que a sua seleção de futebol vai fazer um bom resultado no jogo deste sábado, na cidade sul-africana de Port Elizabeth, frente ao combinado do Gana para os quartos-de-final do 29º Campeonato Africano das Nações (CAN 2013), apurou a PANA junto de várias fontes.

Os excelentes resultados obtidos pelos “Tubarões Azuis” na fase de grupos desta edição da prova máxima do futebol africano fizeram aumentar a confiança dos Cabo-verdianos de que a sua seleção será capaz de lhes proporcionar mais uma grande alegria, ultrapassando a poderosa seleção do Gana, apontada, à partida, como a favorita para as meias-finais da prova.

Embora reconheçam o favoritismo dos ganenses, os adeptos cabo-verdianos apostam em mais uma surpresa da seleção comandada por Lúcio Antunes, tida até agora como a “equipa surpresa” desta edição do CAN.

Reina um grande entusiasmo por todo Cabo Verde à volta dos Tubarões Azuis, traduzido em inúmeras atividades de apoio à seleção desde que ela conseguiu classificar-se, pela primeira vez na sua história, para uma fase final de uma das maiores montras do futebol mundial.

Para sábado à tarde, tal como já vem acontecendo desde a partida inaugural frente à Africa do Sul, nota-se ainda uma maior mobilização dos adeptos e grupos de amigos que programam assistir juntos ao jogo, para depois comemorarem em grande estilo mais um feito da seleção cabo-verdiana.

Também instituições como as Câmaras Municipais irão proporcionar aos munícipes a oportunidade de acompanharem em recintos fechados e através de telas gigantes o desenrolar da partida, a ser transmitida pela televisão pública cabo-verdiana (TCV).

Enquanto isso, as ruas e as casas de todo o arquipélago estão engalanadas com bandeiras e dísticos de apoio aos Tubarões Azuis que são já considerados como autênticos heróis nacionais, independentemente do resultado que vierem a obter frente ao Gana.

Mas a campanha de Cabo Verde no CAN 2013 de futebol está também a entusiasmar as comunidades cabo-verdianas espalhadas pelo mundo e são muitos os que esperam uma vitória dos Tubarões Azuis.

O arquipélago tem cerca de 500 mil habitantes, mas a nação cabo-verdiana inclui 800 mil emigrantes espalhados por países como Portugal, Holanda, França ou Estados Unidos que estão entusiasmados com os resultados da seleção de futebol, que passou a primeira fase da prova, ficando à frente de Marrocos e de Angola.

Os Tubarões Azuis já tinham feito história ao atingir, pela primeira vez, uma fase final de um CAN, sobretudo por, nas eliminatórias, terem afastado os Camarões, de Samuel Eto'o, com uma vitória por 2-0 na Cidade da Praia, e uma derrota em Yaoundé por 2-1.

Hoje já poucos se lembram de que, no início do CAN 2013, que decorre desde 19 de janeiro passado até 10 deste mês, Cabo Verde ocupava o 15.º lugar no “ranking” da Confederação Africana de Futebol (CAF) e o 70.º no da FIFA (Federação Internacional de Futebol).

Nessas classificações, o arquipélago já se situava à frente dos adversários que enfrentou no Grupo A, designadamente Marrocos (17.º e 74.º), Angola (19.º e 78.º) e África do Sul (22.º e 85.º).

Antes de eliminarem os Camarões, na primeira eliminatória de qualificação para o CAN 2013, os Tubarões Azuis afastaram Madagáscar com uma goleada de 4-0 em casa deste, Antananarivo, e uma vitória por 3-1 na Cidade da Praia.

Cumpriu-se assim, finalmente, o sonho de se qualificar para uma fase final, algo que, na edição anterior, em 2012, ficara por um fio, com o Mali a apurar-se pela diferença de golos.

Já em solo sul-africano, Cabo Verde estreou-se no jogo de abertura contra os anfitriões e empatou a zero, seguindo-se outro empate, a um, com Marrocos, e a vitória, dramática e obtida no último minuto, sobre Angola, por 2-1, garantindo a qualificação para a fase seguinte, com os mesmos pontos que a África do Sul, mas com menos um golo marcado.

-0- PANA CS/IZ 02fev2013