Cabo-verdiano nomeado vice-diretor-geral do BAD na África Ocidental
Praia, Cabo Verde (PANA) - Um Cabo-verdiano foi nomeado novo vice-diretor-geral do banco Africano de Desenvolvimento (BAD) para a região da África Ocidental, anunciou sexta-feira a referida instituição financeira africana.
Trata-se de Joseph Martial Ribeiro promovido pelo presidente do BAD, o Nigeriano Akinwumi Adesina, segundo a mesma fonte.
De acordo com uma nota do BAD, a mudança dos líderes dos escritórios regionais é a primeira grande reforma empreendida desde que Akinwumi Adesina foi reeleito presidente do banco, em finais de 2020, por unanimidade por acionistas.
A mesma reforma serve para preparar o envolvimento do BAD na recuperação das economias africanas após a pandemia da covid-19.
A promoção de Joseph Ribeiro, atualmente o chefe do Escritório Nacional do Grupo BAD para Angola e São Tomé e Príncipe, surge num contexto da renovação dos diretores regionais.
“Joseph tem conseguido, com sucesso, representar o banco em três países lusófonos, para além de ser um profissional realizado com grande experiência política e capacidade de gestão”, disse Adesina.
Joseph Ribeira é considerado um experiente profissional de desenvolvimento internacional com profundo conhecimento das questões-chave da descentralização, privatização e parcerias público-privadas, bem como da avaliação e gestão de projetos de desenvolvimento.
Antes de entrar no BAD, trabalhou como engenheiro consultor, particularmente nas áreas de água e saneamento, e tem uma vasta experiência de ensino a nível universitário no Canadá e no Senegal, bem como uma sólida experiência em investigação académica e industrial.
Entrou no Banco em 2000 e exerceu as funções de Especialista Sénior de Irrigação (2000-2005), Especialista de Procurement (2005-2009), Representante em Angola (2009-2011), representante residente em Moçambique (2011-2017) e chefe do Escritório Nacional para Angola e São Tomé e Príncipe (desde 2017).
Comentando a sua nomeação, Joseph disse sentir-se “muito honrado" pela confiança que o Presidente Adesina tem demonstrado em si através desta prestigiosa nomeação.
"Estou encantado por assumir esta responsabilidade como diretor-geral adjunto para a região da África Ocidental, que oferece muitas oportunidades para implementar projetos de uma forma exemplar e sustentável”, regozijou-se.
-0- PANA CS/DD 09jan2021