Cabo-verdiano conquista medalha de ouro em prova mundial de atletismo
Praia, Cabo Verde (PANA) - O atleta paralímpico internacional cabo-verdiano, Gracelino Barbosa, conquistou quarta-feira, 09 de junho, uma medalha de ouro nos 400 metros barreiras, edição 2021 do Virtus Athletics Championship (campeonato do mundo de atletismo para deficientes), em curso em Bydgoszcz (Polónia), apurou a PANA de fonte segura.
Nesta prova mundial, que decorre entre 7 e 14 de junho, Gracelino Barbosa, que já tem garantida participação nos Paralímpicos de Tóquio (Japão) 2021, volta a entrar em pista sábado e domingo próximos, para competir nas provas dos 110 metros barreiras e 400 metros planos.
O paraolímpico, que regressa às competições depois da paragem forçada por causa da pandemia, já tinha conquistado, em fevereiro último, também na Polónia, três medalhas, sendo duas de ouro, nos 60 metros livres e 60 metros barreiras, respetivamente, e uma de prata nos 200 metros livres.
Em declarações à Rádio Morabeza, Gracelino Barbosa, que nos últimos anos passou a residir em Paris (França), disse que a prova lhe correu muito bem e que foi nos 400 metros barreiras.
"É uma prova que faço há 15 anos e é algo que gosto. Sei que não estou na forma que almejo, mas lutamos com o que temos e com as condições que temos”, afirmou.
Gracelino Barbosa, que viajou sozinho para a Polónia, onde não beneficia de um staff de apoio, manifestou o seu descontentamento face à falta de apoio por parte do Governo do seu país, para poder representar Cabo Verde ao mais alto nível.
-0- PANA CS/DD 09junho2021