Cabo-verdiano Mário Fernandes representa CEDEAO em Conakry
Praia, Cabo Verde (PANA) – O ex-governante cabo-verdiano Mário Fernandes foi nomeado representante residente da Comissão da CEDEAO na Guiné Conakry, devendo ser empossado nessas funções na próxima semana, apurou a PANA de fonte oficial, na cidade da Praia.
Este antigo embaixador da Cabo Verde junto de seis países da África Ocidental, com residência em Dakar (Senegal), foi contactado para exercer o cargo há cerca de um mês.
Na semana passada, teve uma reunião por videoconferência com o presidente da Comissão da CEDEAO, Jean-Claude Kassi Brou, para ultimar todos os detalhes do processo da sua nomeação.
Para este cargo, que se enquadra no estatuto de diplomata, Mário Fernandes recebeu o agreement do Presidente da Guiné-Conakry, Alpha Condé.
Jurista e engenheiro mecânico-auto de formação, Mário Fernandes desempenhou várias funções no Estado de Cabo Verde, com destaque para o cargo de ministro de Administração Interna.
Foi também secretário de Estado adjunto do primeiro-ministro e embaixador de Cabo Verde junto de seis países da CEDEAO com residência, em Dakar, capital senegalesa.
Ele foi igualmente deputado nacional pelo Movimento para a Democracia (MpD), o partido atualmente no poder, em Cabo Verde.
De acordo com a mesma fonte, Cabo Verde vai também receber o seu primeiro representante residente da CEDEAO (Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental.
Trata-se do diplomata ganense Samurai Odartey Lamptey, enquanto para o Gana foi nomeado o nigeriano Baba Gana Wakil.
Com estas três nomeações, todos os 15 países da sub-região ficam cobertos com representantes residentes da Comissão da CEDEAO.
-0- PANA CS/IZ 27ago2020