Praia, Cabo Verde (PANA) - O atleta paralímpico cabo-verdiano, Gracelindo Barbosa, conquistou, na semana finda, a medalha de ouro nos 400 metros barreiras, ao vencer na final da prova dos Jogos Mundiais Globais da INAS, para deficientes intelectuais, que decorreram até sábado, na cidade de Brisbane, Austrália.
Gracelindo Barbosa, que é recordista mundial na disciplina, venceu a prova com a corrida com o tempo de 55 minutos e 56 segundos, seguido do Australiano Edward Parker, medalha de prata, com o tempo de 58:27, ao passo que o Brasileiro Samuel Dias Conceição ficou com o tempo de 59:49.
Esta foi a terceira medalha para o paraolímpico cabo-verdiano, 34 anos, nestes Jogos Mundiais, já que na terça-feira, 15, conquistou as medalhas de bronze nos 400 metros livres e 110 metros barreiras neste mundial da Austrália, promovido pela INAS (Organização Internacional do Desporto). No entanto, Gracelino Barbosa, que continua a ser o detentor do record do mundo dos 400 metros barreiras com a marca de 55:09, ficou pelo caminho na final dos 200 metros livres, ao “ressentir-se de uma lesão”.
Os Jogos Mundiais Globais da INAS são referenciados como o maior evento desportivo, com alto desempenho do Mundo para atletas com deficiência intelectual.
O Mundial de Brisbane contou com o concurso de 1000 atletas que competiram em 10 modalidades desportivas.
-0- PANA CS/IZ 20out2019