Cabo-verdiana eleita membro permanente do Comité Olímpico Internacional
Praia, Cabo Verde (PANA) - A presidente do Comité Olímpico Cabo-verdiano (COC), Filomena Fortes, foi empossada, quarta-feira, em Lausanne (Suíça), como membro individual e permanente do Comité Olímpico Internacional (COI), apurou a PANA de fonte segura na cidade da Praia.
A posse da dirigente olímpica cabo-verdiana ocorreu durante a 134.ª sessão ordinária do COI que decorreu de 24 a 26 de junho naquela cidade suíça.
Segundo uma nota de imprensa do COC, “é a primeira vez que Cabo Verde tem um membro individual e permanente do Comité Olímpico Internacional, desde a fundação do Comité Olímpico Cabo-verdiano, em julho de 1989”.
“Os membros individuais e permanentes são representantes do COI nos seus países e têm a incumbência de trabalhar para a promoção do olimpismo e dos seus valores”, precisa a nota.
Filomena Fortes, à frente do COC desde de 2014, é ainda membro das comissões de Desporto e Sociedade Ativa, de Educação Olímpica e de Coordenação para os Jogos Olímpicos de Los Angeles 2028.
Em 2018, a presidente do COC passou também a integrar as Comissões da Associação de Comités Olímpicos Africanos, onde desempenha as funções de vice-presidente da Comissão Mulher e Desporto da ACNOA.
Conforme uma fonte desportiva cabo-verdiana, a indicação da presidente do COC como membro individual e permanente do COI, o maior órgão desportivo mundial, representa para Cabo Verde o reconhecimento do nível de experiência e do trabalho que ela tem feito à frente do COC desde 2014.
“Com esta indicação, acreditamos, ainda, que será mais uma motivação para o Comité Olímpico Cabo-verdiano continuar a dar a sua contribuição ao desenvolvimento do setor que se quer ganhar um novo paradigma em Cabo Verde, bem como na representação do país nas comissões do COI”, precisa fonte.
-0- PANA CS/DD 28junho2019