Cabo-verdiana Cristina Duarte nova conselheira do SG da ONU para a África
Praia, Cabo Verde (PANA) - A diplomata cabo-verdiana Cristina Duarte, antiga ministra das Finanças do seu país (2006-2016), vai ser a nova conselheira do secretário-geral da Organização das Nações Unidas para África, substituindo no cargo a namibiana Bience Gawanas, apurou a PANA quinta-feira de fonte oficial.
Ao anunciar a nomeação de Cristina Duarte, o porta-voz do SG da ONU destacou que a antiga governante cabo-verdiana tem uma carreira de 34 anos em políticas públicas e gestão de projetos para o desenvolvimento.
Antes de integrar o Governo, formado pelo Partido Africano da Independência de Cabo Verde (PAICV, atualmente na oposição) chefiado por José Maria Neves, Cristina Duarte dirigiu um projeto do Banco Mundial para o setor privado e trabalhou no Quénia como gerente de relações institucionais e financeiras do Citibank, chegando a vice-presidente da instituição naquele país.
Atualmente, ela atua como membro da Comissão de Especialistas da ONU sobre Administração Pública e no Conselho Diretor para Assuntos Económicos e Sociais, dirigido pelo Presidente do Rwanda, Paul Kagame.
Ela integrou também a Comissão de Reforma da União Africana, dirigida igualmente pelo Presidente rwandês.
Cristina Duarte, 59 anos, nasceu em Lisboa (Portugal), filha de pais cabo-verdianos.
Frequentou a escola primária em Angola, onde o pai Manuel Duarte, jurista, foi colocado pela administração colonial portuguesa e onde morou até aos 12 anos de idade, altura em que ocorre a Revolução de 25 de Abril de 1974, com a queda do regime ditatorial português, o Estado Novo.
Frequentou o liceu em Cabo Verde, até partir para Portugal, onde fez uma Licenciatura em Economia na Universidade Técnica de Lisboa.
No início dos anos 90 foi viver nos Estados Unidos e tirou um mestrado na área de Finanças Internacionais e de Mercados de Capitais Emergentes.
Ela é fluente em Francês, Inglês, Italiano, Português e crioulo cabo-verdiano.
-0- PANA CS/IZ – 03julho2020