Cabo verde presente na 33.ª Cimeira dos chefes de Estados e de Governo da UA
Praia, Cabo Verde (PANA) – O Presidente da República de Cabo Verde, Jorge Carlos Fonseca, rumou para Addis Abeba, na Etiópia, onde participará na 33.ª Cimeira dos chefes de Estado e de Governo da União Africana (UA), prevista para 9 e 10 do corrente, apurou a PANA, na cidade da Praia, de fonte oficial.
Trinta e oito chefes de Estado e de Governo são esperados neste fórum, a decorrer sob o lema “Silenciar as armas até 2020, criar condições favoráveis ao desenvolvimento em África”.
Entre outras questões relevantes para o continente africano, o encontro versará sobre a paz e a segurança no continente, reformas institucionais da União Africana, a consolidação do processo da zona de livre comércio em África e um relatório sobre as negociações com a União Europeia (UE), após o acordo de Cotonu (Benin), que esta última a África, Caraíbas e Pacífico (ACP), e que expirará em junho próximo.
O programa "silenciar as armas em África até 2020" foi lançado em 2010 e adotado em 2013 pelos líderes da UA, como um dos projetos emblemáticos da organização, que considera os conflitos como um dos maiores impedimentos à implementação da sua agenda de desenvolvimento para o continente.
Avaliados serão também os progressos na implementação da agenda de desenvolvimento (Agenda 2063), bem como as contribuições dos Estados-membros para o orçamento da organização e a estratégia de transformação digital do continente, entre outros assuntos.
Trabalhos preliminares da assembleia anual da União Africana decorrem, na sede da organização, em Addis Abeba, desde 21 de janeiro último, com a realização de várias reuniões técnicas preparatórias, ocorridas quinta e sexta-feira últimas, uma reunião do Conselho Executivo, que reúne os ministros dos Negócios Estrangeiros dos países-membros.
Os trabalhos culminaram na realização, de domingo à segunda-feira próximas, da cimeira de chefes de Estado e de Governo.
O secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, o diretor-geral da Organização Mundial de Saúde, Tedros Adhanom, os primeiros-ministros do Canadá, Justin Trudeau, e da Noruega, Erna Solberg, e o Presidente da Palestina, Mahmud Abbas, estão entre os convidados para a cimeira.
Durante a sua participação na cimeira, o Presidente cabo-verdiano, que se faz acompanhar pelo ministro dos Negócios Estrangeiros e Comunidades e da Defesa, Luís Filipe Tavares, tem agendado vários encontros com seus homólogos africanos, para analisar questões de interesse bilateral.
A cimeira será marcada pela passagem do testemunho entre o Presidente cessante,Abdel Fattah al-Sissi (chefe do Estado do Egito) e
o Presidente sul-africano, Cyril Ramaphosa.
-0- PANA CS/DD 08fev2020